Início em 20.Nov.2012 sendo o tempo previsto da viagem total de cerca de três meses com a travessia de Tarifa para Tanger a ocorrer em 01.Dez.2012 (validade dos seguros da AC e moto) e percurso previsto seguinte: desde Tanger descendo ao longo da costa (Arzila, Larache, Kenitra, Salé, Rabat, Mohammedia, Casablanca, Azemmour, El Jadida/Mazagão, Oualidia, Safi, Essaouira/Mogador) fazendo um desvio pelo centro (pela E.N. até Marraquexe e dali pela auto estrada até Agadir) e continuando pela costa (Agadir, Tiznit, Aglou plage, Mirleft, Sidi-Ifni, Guelmin, Tan-Tan plage/El Ouatia, e provavelmente Tarfaya, Laâyoune/Al Ayun, Boujadour e Dakla) e depois retornando a Ait-Melloul (proximo de Agadir) continuando pela região central do deserto e dos oásis entre o Alto Atlas e Anti Atlas (Taroudant, Taliouine, Tazenakht, Ait Benhaddou, Ouarzazate) e virando ao sul ao deserto do Saara (Agdz, Tinzouline, Zagora/Vale de Draa, Tamegroute, dunas de Tinfou, Tagounite, Oulad Driss, M´hamid e as dunas de Chigaga) e regressando á região central do Alto e Anti Atlas (Ouarzazate, Skoura, El Kelâa M´Gouna, Boumalne Dadés/Vale de Dades, Tineghir/Vale do Todra, Azrir, Tinejdad) e descendo de novo até sul e ao deserto ( Mellaab, Tourou, Fezna, Erfoud, Rissani, Merzouga e dunas do Erg Chebi) e depois viajando para norte subindo o medio Atlas já com neve (El Rachidia, Midelt, Azrou/Ifraine cuja região é chamada de Suiça marroquina, Meknés, Fez, Chefchaouen) até á costa mediterranea (Tetouan, Martil, Cabo Negro) com saida por Tanger. Em resumo, o circuito da viagem comtemplou as regiões do Norte, do Litoral, do Centro, do Sul pelas regiões saarianas de M´hamid (SW) e Merzouga (SE) e do interior desértico e de montanha.
Historia mais recente de Marrocos:
-
- Desde as diversas tribos de montanha e do
deserto, e das lutas entre si, a entrada
dos Europeus deu-se em 1415 com os Portugueses que ocuparam Ceuta e
prosseguiram a ocupação de Tanger e ao longo da costa até Agadir e pelo
interior até Fez, em lutas contra diversas tribos e contra a principal (já então detentora da maioria dos territórios)
de Beni Saad (Saadianis) que se dizia
descender do Profeta Maomé; este lançou uma grandiosa ofensiva contra os ocupantes,
batendo-os em Agadir em 1541, afastando dali os Portugueses; as lutas
continuaram pela posse das restantes cidades até ao ano de 1578, data a partir
da qual os Portugueses abandonaram definitivamente as últimas cidades que mantinham ainda ocupadas;
aos Saadianis sucederam os Alawitis em 1660; foi protectorado
de Espanha, que ocuparam Ceuta, Tetuan e Melilha, e a região do litoral sul
conhecido como Sahara Espanhol (hoje Sahara Ocidental); entretanto os Franceses haviam ocupado a vizinha Argelia em 1830 e em
1900 entraram por Marrocos dentro e ocuparam
varias regiões do território; para evitar guerra, deu-se a “cimeira” em 1912
entre Espanha e França que acordaram oficialmente naquela divisão do País e
assim Marrocos manteve-se como
protectorado de França desde 1912 até 1956.
No ano de 1956 deu-se a Independência, ocupando o território a área total de
453.730km2 (excluindo o Sahara Espanhol e cidades de Ceuta e
Melilha) era Rei Mohamed Ibu Yusuf, que assumiu o titulo de
Mohamed V, e após sua morte sucedeu-lhe Hassan II. Em 1962 foi aprovada a
Constituição e em 1963 elegeram o
Parlamento, passando o Reino de Marrocos a ser uma Monarquia Parlamentar. Em 1976 o Sahara Espanhol foi anexado ao
território marroquino (mantendo os espanhois até hoje somente os
“enclaves” de Ceuta e Melilha na costa
Mediterranea, na condições de portos francos e de entrada/saída do comercio com
a Espanha e União Europeia) e passou a
denominar-se Sahara Ocidental (províncias de Boujdour, Laayounne, Es-Semara
e Oued-Eddahab) que vai desde Cap
Boujdour passando por Dakla até Guergnaiat, vila na fronteira com a Mauritania.
-
-Cidades com historia dos Portugueses:
-
-Em 1415 os Portugueses começaram a ocupação parcial de Marrocos por
Ceuta, depois seguiu-se Tanger, Arzila, Ksar-el-Kebir, Azemmour, El Jadida(ex-Mazagão) Safi, Essaouira(ex-Mogador) Agadir, Fez, vilas e cidades ainda com “testemunhos”
dos Portugueses, pois comercializavam em produtos e compra de escravos, com os
povos do norte Africa (de Marrocos, Sudão, Mauritania, Argelia, Mali, etc) das
diversas etnias árabes, berberes, tuaregs, beduinos, e por aí deixaram muitas
fortalezas costeiras, muralhas, capitanias e monumentos. No caso de Azemmour,
há ainda bem conservados vestigios lusitanos na capitania e muralhas. No caso
de ex-Mazagão,atual El Jadida, patrimonio mundial Unesco, as placas
indicativas são “ville portugaise” e lá está a muralha, a cisterna, a medina e
fortaleza bem conservadas; na ex-Mogador, atual Essaouira a fortaleza é memoria
viva desses tempos longinquos. Em todas estas cidades antigas há restos de
muralhas, capitanias, igrejas, nomes de ruas.....
-Dicas interessantes:-
1- Essaouira e Agadir são famosas pela pesca,
sendo Agadir o maior porto pesqueiro de Marrocos, sendo tambem o maior do Mundo em captura de sardinha!!!!! Aqui os
grelhados de sardinha são tão habituais e rotineiros como em Portugal.
2- A moeda é
o Dirhan (DH) e 1 euro vale 11 dh
3- Pratos típicos:
tajines de peixe, carne, vegetais e de frango; couscous e parrilhada; frango assado ou estufado com legumes.
Doçarias típicas abundam por todo o lado, assim como as tâmaras secas e figos e
amêndoas. Várias frutas, laranjas, clementinas, maçãs, melão.
4- Há venda de agua
engarrafada (1,5 ou 5 litros) e em todas as aldeias se encontra abastecimento.
Para beber é “obrigatório” ser agua engarrafada
ou sempre bem fervida.
5- Portugueses não precisam de visto no período de 3 meses, sendo conveniente
anotar telefone, email e endereço da embaixada portuguesa em Rabat, para um
eventual contacto urgente.
6- Obrigatorio seguro
da AC e motos, com extensão a Marrocos,
conveniente fazer na sua seguradora antes de ir; ao longo das estradas mesmo
desérticas ocorrem vários controles de velocidade dos 60km, sendo muito
importante estar atento principalmente nos 5 km antes da entrada nas povoações
ou cidades sendo a multa mínima de 300 DH a ser paga de imediato, no acto
da infracção.
7- Idioma é Francês
e arabe classico, mas toda a gente e por todo o lado se fala o francês, sendo o
inglês pouco falado no geral, excepto
nas grandes cidades, nos hotéis e riads, e por
alguns jovens, pois só é estudado nas escolas desde há 3 anos.
8- Medicamentos: conveniente levar
anti-diarreicos e anti-estaminicos, os inesquecíveis cremes solares e no verão
os anti-mosquitos.
9- Como cautela se for para as regiões
desérticas e do sul/saara ocidental até Dakla, podendo sujeitar-se a tempestades de areia, recomenda-se levar filtro de
ar e pano poroso/rede fina para tapar as grelhas exteriores do frigorifico e do
motor do veiculo..
10- Desde Tanger, por auto estrada, até Agadir, são 5 horas de viagem custando 25
euros; o parque campismo na cidade de Agadir custa 100 din (10 euros) por dia e
por parcela com electricidade, utilização das estruturas e banhos para AC+2
pessoas ou seja 300 euros/mês. Razão porque muitos milhares de franceses vão
passar os 3 ou 6 meses do Inverno na Europa em Agadir ou Tiznit ou Sidi Ifni ou
mesmo mais ao sul em Tan Tan ou Dakla. De Agadir a
Tan Tan são 350km, de Tan Tan a Layoune são 285km, de Tan Tan a Dakla são
814km, logo de Agadir a Dakla são 1.164km.
11- O que encarece a viagem de ferias em AC a
Marrocos não é o gasóleo, campings, alimentação e entradas em monumentos, mas
sim o custo dos transferes dos ferrys desde Tarifa ou Ceuta a Tanger e regresso, só
sendo este custo compensado se as ferias forem no mínimo por um mês; quando por
mais que um só mês, então tornam-se baratas pois as despesas com campings,
alimentação e gasóleo são inferiores á europa e a Portugal; por esta razão nos
meses do inverno europeu milhares de autocaravanistas, com relevo para
Franceses, passam 3 a 6 meses ao longo do litoral marroquino, desde Agadir a
Dakla.
12- Tarfaya, na
costa e antes de Laayounne, é a cidade mais próxima das ilhas Canárias, em
especial da ilha de Lanzarote e ilha de Fuerteventura, havendo ferries de
passageiros para a travessia e passeios.
13- CLIMA: no
litoral para sul de Agadir, no período de inverno (Dezº a Abril) os dias são
quentes 20-26 graus, mas a partir das 18 horas as noites são frias, tanto nas
zonas da costa atlântica como nas zonas do deserto (M´Hamid e Merzouga) pelo
que é habitual a partir desta hora não se ver ninguem fora das AC´s. Excepçao unicamente para os que permanecem no
litoral mais a sul, entre Tan Tan até Dakla, onde os dias são bem mais
quentes (24 a 28º) e as noites também (12 a 14º) Como exemplos: Tanger é
ventoso ao longo de todo o ano, tendo mais frescos os Verões do que as outras
regiões mais a sul ou no interior; Fez/Meknés em Janeiro ronda os 10º e em
Agosto os 27º; Janeiro em Essaouira ronda os 16º e em Agadir os 20º e em Agosto
Essaouira os 23º e Agadir os 28º; o
litoral mais para sul (até Dakla) e na região interior centro (Ouarzazate,
Zagora, Erfoud) e interior sul (deserto dunar em M´hamid e Merzouga)os Verões
são bem mais quentes (até 45º) e Invernos frios (até 2º); nas montanhas do Alto
Atlas entre Marraquexe e Ouarzazate, na zona do monte Toubkal de 4.165m
altitude na estação de ski Oukaimeden, alem de muita neve,
a temperatura no Inverno pode atingir 15º negativos; nas montanhas do Médio
Atlas de 2.200m altitude, regiões de Ifrane e Azrou, na estancia de ski Mishliffen, neva bastante e a temperatura pode atingir
os 8º negativos. Chuvas anuais: pouco
no centro e sul; Tanger 1.000mm, Casablanca 400mm, Agadir 300mm e sul/Sahara inferior
a 100mm. Floresta de pinheiros e
carvalhos nas zonas de montanhas do centro e norte, nos vales das zonas
centrais e todo o sul Estepe e Deserto árido, com enorme falta de agua e não
apropriado para culturas.
14- A auto
estrada existe sómente por toda a região
norte existindo um prolongamento até Marraquexe e Agadir; as E.N.´s principais estão no geral em bom estado
havendo no entanto alguns dos seus troços muito maus ; são geralmente em
mau estado as estradas secundarias incluindo a marginal que faz todo o litoral do
País, e em especial a estrada única de Zagora a M´hamid/dunas Chigaga
(uma só via com 2 sentidos, sem valetas e com asfalto corroído de 5 e 10cm!!!)…….
As auto
estradas são baratas, de Tanger a Agadir são 25 euros, e de Tanger até
Marraquexe o custo ainda é menor por ser menor a distancia.
15- há gasolineiras
por todo o País, ao longo da costa e nas regiões interiores e ao longo das
estradas até ao deserto e mesmo nas cidades do deserto, poucos kms antes de
chegar a Merzouga e poucos kms antes de chegar a M´hamid. Por todo Marrocos, o
gasoleo custa 83 dirhans (80 centimos de euro) e mais para sul de Tan-Tan, a
partir de Ouaa até á fronteira da Mauritania custa só 50 dirhans (1/2 euro).
16- quanto a wifi/internet
portatil, em Tanger a loja recomendou a INUI ou Moroc Telecom, de 2Mb velocidade. Constatamos
no final da viagem que no sul e regiões do deserto a INUI não capta bem. Valeu
muitas vezes a proximidade de Hoteis e Riads com uma Net razoavel...os campings
na maioria ainda não têm internet. Recomendamos a compra do modem/pendrive
da Maroc Telecom.
17- As botijas de gaz em Marrocos são
diferentes das europeias, e porque um Amigo Autocaravanista me forneceu uma
listagem dos locais de enchimento de
gas/GPL nas AC´s e em botijas recarregaveis, e sendo de interesse para outros
companheiros autocaravanistas que
utilizem estes sistemas, transcrevo a
informação que ele me deu: -
-“…sobre o gaz em Marrocos, nunca
precisei pois tenho levado 3 botijas
daqui e duas de camping-gaz (para cozinhar cá fora):
-Au Maroc les bouteilles de gaz n'ont pas la
norme française, mais il est possible de faire recharger les bouteilles dans
les centres de remplissage”: -
Agadir Gazafric, ZI, quartier Anza, Agadir
Al
Hoceima Salam
Gaz, ZI
Beni
Mellal Primagaz,
route de Marrakech, km 7
Er
Rachida Salam
Gaz, ZI
Fés Salam
Gaz, ZI Bensouda
Jorf Lasfar Primagaz, route d'El Walida, km 13
Larache Salam Gaz, route principale vers Rabat,
km 10
Marrakech Salam
Gaz, route principale vers Agadir, km 22
Mohammedia Primagaz, route de Marrakech, km 7
Nador Salam
Gaz, ZI
Sidi Kacem Salam
Gaz, ZI, route vers Tanger
Skhirate Salam Gaz, route principale vers Rabat,
km 3
Tétouan Salam Gaz, route principale vers Tanger
Tiznit Gazafric, ZI, route de Tafraoute, km 1
-logistica da viagem:-
-
- Na agencia “Viajes
Baelo Tours” do Sr. Hoyos Mora, que se situa na Avenida Constitucion, nº5, TANGER, já na descida directa para a
“arcada das muralhas” que é a entrada do porto e embarcadouro no ferry que faz a travessia do Mediterraneo,
adquirimos o bilhete “0pen” de ida e
volta com validade por UM ano, que
para a AC + 2 pessoas custou 240 euros.
- (Se fizer a travessia por
ALGECIRAS, então pode adquirir o bilhete “Open” na agência “Viagens
Normandia” do Sr. Gutierrez, Tel. 95667565, saída da autovia EN 381) –
-
1-
Além do GPS com o mapa de Marrocos, planeamos
toda a viagem pelo mapa pormenorizado (2x1m) da “insight
guides” de 2012 (www.insightguides.com)
e levamos ainda uma listagem de campings
e estacionamentos (alguns
vigiados) por todo Marrocos. Além deste mapa que utilizo, pode ser utilizado
tambem os mapas da Michelin nº 959, ou o Rough Guide ou ainda o
guia da Lonely Planet. -Pode-se ainda
consultar na Net ou pedir por carta a lista de campings do Gabinete
Nacional do Turismo de Marrocos (na Embaixada) pois nas delegações de turismo
nas cidades marroquinas geralmente não fornecem mapas e só dão indicações
quanto á região onde se encontra).
-
2- a
caravana carrega no deposito 200l água potavel, 3 botijas de gás Repsol, 1
grelhador a carvão, 2 canas de pesca e apetrechos, 2 garrafões 5l. de água mineral
para beber, alimentos em conserva (ervilhas,
feijão, grão, atum, etc) e não perecíveis (10kg de bacalhau seco, presunto, arroz, massas, etc) e ainda um
pacote de 5l de vinho alentejano para beber á noite ao longo da viagem, 1
garrafa wisky para de quando em quando desentupir as arterias lá no deserto e 2
garrafas de champanhe (natal e passagem
ano).
3-
levamos cadernos escolares, lápis,
esferográficas azuis e vermelhas, e um montão de drops/bombons, tudo para dar
ás crianças das regiões inóspitas e pobres da montanha e dos desertos
por onde passarmos. As crianças tambem agradecem ténis, t-shirts, casados de
frio, calças, e o mais que de roupa lhe pudermos dar. Até os adultos pedem destes
artigos, pois a pobreza impera.
4- como
planeamos fazer toda a descida ao longo da costa sempre acompanhando o oceano, acabamos por utilizar na maioria a estrada
nacional secundaria que faz todo o percurso costeiro por entre vilas
piscatorias e orla de cidades famosas, ruas marginais e passeios maritimos,
praias de areia e rochas, “corniches” e fortificações, palácios e resorts e
zonas de lazer.... normalmente o percurso mais bonito e agradavel dos
paises europeus com turismo costeiro e de praia, sendo locais para boas
fotos.....mas verificamos que em Marrocos, desde Tanger até El Jadida, esta
estrada costeira (secundaria) tem a maioria
dos percursos e muitos troços em mau estado!!!
5-
porque já vimos algumas das maiores mesquitas e palacios árabes (em Istambul e cidades da
Turquia, em França, em Tanger, em Gibraltar, em Espanha - Cordoba, Granada, Maiorca)
iremos unicamente ver a grande Mesquita Hassan II em Casablanca, na costa.
- impressões no final da viagem:
-
1-
ao longo do percurso pela costa desde Tanger até
El Jadida deu para reparar que ainda há muita falta de habitação e grande
degradação nas habitações existentes, muita pobreza e mesmo miseria, favelas
interminaveis e muitas delas “escondidas” dentro de muros altos, coladas a
medinas e fortalezas, sem esgotos nem água potavel canalizada, com muitas
pessoas de baixo nivel social sem escolaridade nem rendimentos, vivendo na
sujidade e lixo em barracas de chapa, plastico, madeira......
2-
e vimos muitas praias de rochas e falésias, e
outras de areia escura, muito sujas, com
detritos........ nota-se que há muita construção na orla maritima,
empreendimentos para europeus e marroquinos em condomínios fechados da classe
alta e media alta e, muito proximo dessas zonas de condomínios e de resorts e
de palácios vigiados por policias ou soldados, mesmo do outro lado da estrada
lá está o casario degradado (parece esburacado por guerra) e favelas, crianças
andrajosas…
3-
vimos e fomos abordados por muitos pedintes: nos estacionamentos na berma das estradas, ou
junto ás praias, ou nas ruas das cidades, sempre há alguem que pede dinheiro;
nos estacionamentos, mesmo quando livres e não pagos, lá aparecem 2 ou 3 a
pedir dinheiro. Mesmo quando aparcado, já escuro, ainda aparecem pessoas a
bater na AC para pedir dinheiro, com as desculpas costumeiras ao verem as
matriculas estrangeiras.......
4-
e nota-se que a policia é inoperante, está
presente nas praças, rotundas e estradas das cidades e nada faz quanto á
enormissima poluição e fumo que sai dos escapes de camiões, camionetas,
carros, motorizadas, e nada faz quanto aos taxis que levam 7 pessoas (3
á frente e 4 atrás) nem aos carros e motas que continuamente calcam os riscos
duplos continuos, e que fazem “surf” e rally por entre as filas de carros, que mudam
de mão ou via e dão raspões uns nos outros, que ultrapassam duma para a outra
faixa, que criam 4 filas de transito em estradas de 2 vias, nem quanto aos
motociclistas sem capacete e levando 3 e 4 pessoas (pais e filhos) ou que em
andamento vão a falar ou a discar o telemovel; os carros privados ou táxis que constantemente calcam o risco continuo,
varias vezes mesmo em trajectos curtos, e que invertem a marcha, e não param
nas passadeiras, os peões têm de estar alerta e deixar passar os carros
para depois atravessarem..... isto tudo na barba da policia!!!!
5-
e os 80km de estrada (com uma única via!!!) de Zagora até M´hamid, com muito
transito pois que sendo a principal e única estrada dos residentes e turistas para as povoações e para quem vai ao
deserto/dunas de Chigaga, está em
muito mau estado, e as bermas são inexistentes e com alturas de 5 a 10cm!!!
Um perigo para os acidentes de
transito bem como para os carros, os pneus e as suspensões….
6- País profundamente perturbador, desafiador e, por vezes, assustador, é em simultâneo um País Arabe, Africano e de Terceiro Mundo, um enorme choque cultural para muitos visitantes após o cruzamento da curta distância entre a Europa e África. Há pobreza extrema, alienação, miséria, e também generosidade, beleza, riqueza e ostentação; estradas estreitas e intermináveis, e um sentido de distância e de aventura; kasbahs antigos e aldeias inteiras de casas de barro, em contraste com modernos guetos de bairros de cimento e vivendas de luxo; restaurantes com cozinha francesa e crianças na estrada implorando cadernos, lápis, roupas e doces; muitos milhares de camponeses com jericos e burros e operários pobres de bicicleta e motorizadas, e outros em modernos jeeps e carros de marca; as mulheres andam todas tapadas em função das regras do Islão, mas nas praias quentes do Atlântico e de Agadir andam de biquínis, decotes, calções e saias curtas ….País de grandes contrastes.
-Além do GPS com o mapa de
Marrocos, planeamos toda a viagem pelo mapa pormenorizado (2x1m) da “insight guides” de 2012 (www.insightguides.com) e
levamos a anotação dos seguintes campings e tambem de parkings
por todo Marrocos:
Tanger- Camping
Miramonte, na Av. Mohamed Sidi
Parking junto á Grande Mesquita e
rotunda
(vigiado até 23h
da noite, mas seguro p/pernoitar)
Cabo Spartel Camping
Achakar (junto hotel Mirage)
Camping
Les Grottes D´Hercules
Arzila/Asilah- camping
Echrigui e camping AS-Sada
Larache- camping
municipal, na vila
Moulay Bousselham- camping
municipal e
camping Flamants Loisirs
Kenitra- camping
municipal
Temara Plage- Les
Sablettes, camping a 8km de RABAT
Mansouria- municipal (a 1,5km de Mohammedia)
Mohammedia- vários
ao longo da praia (ex: “Mimosas”)
Dar Bouza- camping,
a 8km da CASABLANCA
Sidi Sari- camping
La Rose de L´Ocean e
Parking
grátis na vila (não vigiado á noite)
Azemmour- a 3km de El Jadida, camping nesta
cidade
El Jadida- Camping
International, na Av.Nations Unies,7
(a
1,5km das muralhas/centro e 300m da praia)
Oualidia- camping
Les Sables D´or, junto á praia e
Parking
dia/noite vigiado, centro cidade e
praia
Essaouira- Parking junto
Medina e porto
e Camping International Sidi Magdoul
Marraquexe- camping Relais de
Marraquexe
(no
Douar Daoudiat, a 8km centro)
Camping
Ferdaous (a 8km centro)
Parking dia/noite vigiado, Mesquita Koutoubia
Taghazoute- camping novo, na praia (15km a norte de
Agadir)
Agadir- camping municipal, a 500m da praia e
cidade
E
Camping Atlantic Parc
Tiznit- municipal (na
entrada da Medina)
Aglou plage- camping municipal, junto
á praia
Mirleft- Residence
Camping des Nomades
(na
praia, junto ao hotel Ksar)
Sidi Ifni- camping El
Barco, junto á praia
Camping Sidi Ifni, junto á praia
Camping Mar Y Sol,
junto á praia
Tan-Tan plage/El Ouatia- Parking dia/noite vigiado
(magníficos nascer e
pôr de sol, e com vista para as
Ilhas Canarias)
Daoura- camping Le Roi
Bedouine (a 4km)
Dakla (1.200Km de Tiznit) camping Moussafir e
Parking
livre junto á lagoa
Taroudant- Parking junto á esquadra da
Policia e
Parking
dia/noite vigiado junto Hotel Salam
Camping
Le Jardin de la Koudya
Taliouine- camping Auberge
Souktana (no centro)
Camping
Auberge Toubkal
Tata- camping
municipal, no centro
Azrou- camping
Amanith (4km do centro, rota Ifrane)
Ifrane- municipal, na
rota para Meknés
Sefrou- municipal, na
cidade
Moulay
Idriss- camping Belle
Vue (a 14km de Meknés)
Meknés- camping
municipal Agdal
Féz- Camping
International (a 5km, rota Sefrou)
Chefchouen- municipal, junto hotel
Asna
Tetouan- 3, camping Oued
Laou, na cidade e
Camping
Al-Boustane (na corniche de Martil)
Camping
Chbal (rota Martil, cabo negro)
Ceuta- municipal,
na cidade
Ait
Benhaddou- La Tissa (na
aldeia)
Ouarzazate- camping
municipal, na cidade
Tineghir- camping Ourti (á
entrada cidade)
Vales
de Dades- vários campings
e Riads ao longo do trajecto
Gorges
do Todra- 3, camping do lago
“Garden of Eden” e
camping
“Le Soleil” e camping “Atlas”
Goulmina- camping municipal
Er
Rachidia- camping
no manancial azul de Meski (17km cidade)
Erfoud- camping
municipal (no centro)
Rissani- Camping na
Route 13-Es Sifa (N 31º 22´45” W 4º16´23”)
Merzouga- Camping Auberge Africa (na base das dunas)
GPS: N 31º
05´41” W 4º 00´16”
Camping Les Pyramides (na base
das dunas)
GPS: N 31º 5´13” W 4º 00´27”
Camping La Kaima (na base das dunas)
camping Hotel Kasbah Le Touareg
(na vila)
Camping
La Baraka
Khamliahouse
– Bed & Breakfast
camping
Auberge Ocean Restaurant des Dunes
Tazzarine- camping
Amasttou (no palmeiral)
Zagora- Camping “Prends TonTemps” (a
300m do centro)
GPS: N 30º 20´265”
W 05º 49´930” - www.prendstontemps.com
Camping no Hotel Asma (a 3km da cidade)
Camping
Oasis Palmier (a 3km da cidade)
Camping Les Palmerais (a 3km da
cidade)
Camping Les Jardins de Zagora (3km cidade)
Oulad
Driss Camping
Carrefour des Caravanes , no centro
M´Hamid- Camping La Boussole du Sahara – la porte du desert
GPS: N 29º 49´42”
W 5º 43´57”
- Facebook: Khalifa La Boussole
Agdz- camping Palmeiral
Trafaut- camping Trois
Palmiers e
camping
Tazka (na estrada de Tiznit)
Ounara- camping Des
Oliviers
(a
24km de Essaouira, rota Marraquexe)
Ouzoud
Cascades- camping La Riviere
Safrou- camping
municipal
Settat/Sidi
Rahal praia- camping Hawai
Taza- camping Zeitoun
RELATO DA
VIAGEM:
- Fomos
descendo até ao sul de Espanha, chegamos a Tarifa
onde PERNOITAMOS numa transversal na área residencial, e donde já se avistam as
montanhas do Atlas marroquino, a que chamam montanhas do RIF, e que dista 14 km
de Tanger; esta travessia da Europa para Africa no ferry demora 40 minutos.
-
- Na agencia “Viajes
Baelo Tours” do Sr. Hoyos Mora, que se situa na Avenida Constitucion, nº5, TANGER, já na descida directa para a “arcada
das muralhas” que é a entrada do porto e embarcadouro no ferry que faz a travessia do Mediterraneo,
adquirimos o bilhete “0pen” de ida e
volta com validade por UM ano, que
para a AC + 2 pessoas custou 240 euros.
- (Se fizer a travessia por
ALGECIRAS, então pode adquirir o bilhete “Open” na agência “Viagens
Normandia” do Sr. Gutierrez, Tel. 95667565, saída da autovia EN 381) –
-Chegados ao porto de Tanger (cidade que já conhecemos de visita anterior, as mesquitas, palacio, souk, medina, casa das carpetes, panoramicas em geral) cidade imperial, de fronteira entre Europa e Africa, ocupada pelo portugueses no sec XV e ocupada pelo portugueses no sec XVI, com varios locais a visitar como o souk/mercado, palacios, mesquita, gran zoco, jardins da Mendoubia, Museu Forbes no antigo palácio Mendoub, Medina, Teatro de Cervantes e suas fachadas, passeio marítimo, a praia, o cabo Espartel e gruta de hercules, entre outros.
-Cidade musa de artistas, escritores e pintores, como Henri Matisse, Delacroix, Pierre Loti, Benjamin Constant, Tennesse Williams, Samuel Beckett, Paul Bowles, Ginsberg, Burroughs, Kerouac……
-Abastecemos de gasoleo, atestando o deposito da AC e um jarrican suplementar de 20l, bem como de gasolina o deposito da mini-moto mais um jarrican suplementar de 10l, compramos pão e frutas, e aparcamos para PERNOITAR no parque de estacionamento ao lado da Mesquita Maior junto á rotunda central, donde no dia seguinte partimos para o verdadeiro Inicio da viagem.
"Olá! Adorei o seu blog e vou partilhar com meus amigos e clientes. Super interessante, super focado e uma visão diferentes sobre viagens.
ResponderEliminarComo sei que gosta muito de viagens e ajudar gostaria de aproveitar para o convidar a conhecer o site do meu projecto em Marrocos (http://www.viagens-em-marrocos.com) e quem sabe ainda viajamos juntos.
Obrigado.
Omar"
Gostei da quantidade e da qualidade da informação. Foi útil para mim que um dia gostaria de passar por lá umas férias, mas só em parques de campismo porque tenho uma caravana e não uma auto caravana. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
ResponderEliminarMaroccoEscursioni.com é uma empresa especializando-se em todos os tipos de passeios e viagens a Marrocos. Queremos encontrar nele qualquer informação e tudo que você precisa para viajar de forma independente ou como passeios organizados para a viagem para Marrocos.
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MaroccoEscursioni.com oferece suas férias de sonho. Forma de aventura no sul profundo do país, e descobrir uma outra cultura.
Organizamos passeios de camelo pelo deserto do Sahara Há algo maior para fortalecer a alma para passar alguns dias no deserto? Nós e muitos clientes e amigos que estamos dizendo não. Sua magia, seu silêncio, o nascer do sol, pôr do sol, o céu estrelado são, certamente, momentos inesquecíveis para desfrutar de pelo menos uma vez na vida. Nós cuidamos de nossos clientes a tomar esse presente para os sentidos com os quais não estamos certeza vai decepcionar a qualquer momento.