sábado, 6 de abril de 2013

VIAGEM POR MARROCOS em Autocaravana





Início em 20.Nov.2012 sendo o tempo previsto da  viagem total de cerca de três meses com a travessia de Tarifa para Tanger a ocorrer em 01.Dez.2012 (validade dos seguros da AC e moto) e percurso previsto seguinte: desde Tanger descendo ao longo da costa (Arzila, Larache, Kenitra, Salé, Rabat, Mohammedia, Casablanca, Azemmour, El Jadida/Mazagão, Oualidia, Safi, Essaouira/Mogador) fazendo um desvio pelo centro (pela E.N. até Marraquexe e dali pela auto estrada até Agadir) e continuando pela costa (Agadir, Tiznit, Aglou plage, Mirleft, Sidi-Ifni, Guelmin, Tan-Tan plage/El Ouatia, e provavelmente Tarfaya, Laâyoune/Al Ayun, Boujadour e Dakla) e depois retornando a Ait-Melloul (proximo de Agadir) continuando pela região central do deserto e dos oásis entre o Alto Atlas e Anti Atlas (Taroudant, Taliouine, Tazenakht,  Ait Benhaddou, Ouarzazate) e virando ao sul ao deserto do Saara (Agdz, Tinzouline, Zagora/Vale de Draa, Tamegroute, dunas de Tinfou, Tagounite, Oulad Driss, M´hamid e as dunas de Chigaga)  e regressando á região central do Alto e Anti Atlas (Ouarzazate, Skoura, El Kelâa M´Gouna, Boumalne Dadés/Vale de Dades, Tineghir/Vale do Todra, Azrir, Tinejdad) e descendo de novo até sul e ao deserto ( Mellaab, Tourou, Fezna, Erfoud, Rissani, Merzouga e  dunas do Erg Chebi) e depois viajando para norte subindo o medio Atlas já com neve (El Rachidia, Midelt, Azrou/Ifraine cuja região é chamada de Suiça marroquina, Meknés, Fez, Chefchaouen) até á costa mediterranea  (Tetouan, Martil, Cabo Negro) com saida por Tanger. Em resumo, o circuito da viagem  comtemplou as regiões do Norte, do Litoral, do Centro, do Sul pelas regiões saarianas de M´hamid (SW) e Merzouga (SE) e do interior desértico e de montanha.


Historia mais recente de Marrocos:
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- Desde as diversas tribos de montanha e do deserto, e das lutas entre si, a entrada dos Europeus deu-se em 1415 com os Portugueses que ocuparam Ceuta e prosseguiram a ocupação de Tanger e ao longo da costa até Agadir e pelo interior até Fez, em lutas contra diversas tribos e contra a principal  (já então detentora da maioria dos territórios) de Beni Saad (Saadianis)  que se dizia descender do Profeta Maomé; este lançou uma grandiosa ofensiva contra os ocupantes, batendo-os em Agadir em 1541, afastando dali os Portugueses; as lutas continuaram pela posse das restantes cidades até ao ano de 1578, data a partir da qual os Portugueses abandonaram definitivamente  as últimas cidades que mantinham ainda  ocupadas;  aos Saadianis sucederam os Alawitis em 1660;  foi protectorado de Espanha, que ocuparam Ceuta, Tetuan e Melilha, e a região do litoral sul conhecido como Sahara Espanhol (hoje Sahara Ocidental);  entretanto os Franceses  haviam ocupado a vizinha Argelia em 1830 e em 1900  entraram por Marrocos dentro e ocuparam varias regiões do território; para evitar guerra, deu-se a “cimeira” em 1912 entre Espanha e França que acordaram oficialmente naquela divisão do País e assim Marrocos manteve-se como protectorado de França desde 1912 até 1956.
No ano de 1956 deu-se a Independência, ocupando o território a área total de 453.730km2 (excluindo o Sahara Espanhol e cidades de Ceuta e Melilha) era Rei  Mohamed Ibu Yusuf, que assumiu o titulo de Mohamed V, e após sua morte sucedeu-lhe Hassan II. Em 1962 foi aprovada a Constituição e em 1963  elegeram o Parlamento, passando o Reino de Marrocos a ser uma Monarquia Parlamentar.  Em 1976 o Sahara Espanhol foi anexado ao território marroquino (mantendo os espanhois até hoje somente os “enclaves”  de Ceuta e Melilha na costa Mediterranea, na condições de portos francos e de entrada/saída do comercio com a Espanha e União Europeia) e passou a denominar-se Sahara Ocidental (províncias de Boujdour, Laayounne, Es-Semara e Oued-Eddahab) que vai desde Cap Boujdour passando por Dakla até Guergnaiat, vila na fronteira com a Mauritania.
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-Cidades com historia dos Portugueses:
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-Em 1415 os Portugueses começaram a ocupação parcial de Marrocos por Ceuta, depois seguiu-se Tanger, Arzila, Ksar-el-Kebir, Azemmour, El Jadida(ex-Mazagão) Safi, Essaouira(ex-Mogador) Agadir,  Fez, vilas e cidades ainda com “testemunhos” dos Portugueses, pois comercializavam em produtos e compra de escravos, com os povos do norte Africa (de Marrocos, Sudão, Mauritania, Argelia, Mali, etc) das diversas etnias árabes, berberes, tuaregs, beduinos, e por aí deixaram muitas fortalezas costeiras, muralhas, capitanias e monumentos. No caso de Azemmour, há ainda bem conservados vestigios lusitanos na capitania e muralhas. No caso de ex-Mazagão,atual El Jadida, patrimonio mundial Unesco, as placas indicativas são “ville portugaise” e lá está a muralha, a cisterna, a medina e fortaleza bem conservadas; na ex-Mogador, atual Essaouira a fortaleza é memoria viva desses tempos longinquos. Em todas estas cidades antigas há restos de muralhas, capitanias, igrejas, nomes de ruas.....



-Dicas interessantes:-

1- Essaouira e Agadir são famosas pela pesca, sendo Agadir o maior porto pesqueiro de Marrocos, sendo tambem o maior do Mundo em captura de sardinha!!!!! Aqui os grelhados de sardinha são tão habituais e rotineiros como em Portugal.
2- A moeda é o Dirhan (DH) e 1 euro vale 11 dh
3- Pratos típicos: tajines de peixe, carne, vegetais e de frango; couscous e parrilhada;  frango assado ou estufado com legumes. Doçarias típicas abundam por todo o lado, assim como as tâmaras secas e figos e amêndoas. Várias frutas, laranjas, clementinas, maçãs, melão.
4- Há venda de agua engarrafada (1,5 ou 5 litros) e em todas as aldeias se encontra abastecimento. Para beber é “obrigatório” ser agua engarrafada ou sempre bem fervida.
5- Portugueses não precisam de visto no período de 3 meses, sendo conveniente anotar telefone, email e endereço da embaixada portuguesa em Rabat, para um eventual contacto urgente.
6- Obrigatorio seguro da AC e motos, com extensão a Marrocos, conveniente fazer na sua seguradora antes de ir; ao longo das estradas mesmo desérticas ocorrem vários controles de velocidade dos 60km, sendo muito importante estar atento principalmente nos 5 km antes da entrada nas povoações ou cidades sendo a multa mínima de 300 DH a ser paga de imediato, no acto da infracção.
7- Idioma é Francês e arabe classico, mas toda a gente e por todo o lado se fala o francês, sendo o inglês  pouco falado no geral, excepto nas grandes cidades, nos hotéis e riads, e por  alguns jovens, pois só é estudado nas escolas  desde há 3 anos.
8- Medicamentos: conveniente levar anti-diarreicos e anti-estaminicos, os inesquecíveis cremes solares e no verão os anti-mosquitos.
9- Como cautela se for para as regiões desérticas e do sul/saara ocidental até Dakla, podendo sujeitar-se a tempestades de areia, recomenda-se levar filtro de ar e pano poroso/rede fina para tapar as grelhas exteriores do frigorifico e do motor do veiculo..
10- Desde Tanger, por auto estrada, até Agadir, são 5 horas de viagem custando 25 euros; o parque campismo na cidade de Agadir custa 100 din (10 euros) por dia e por parcela com electricidade, utilização das estruturas e banhos para AC+2 pessoas ou seja 300 euros/mês. Razão porque muitos milhares de franceses vão passar os 3 ou 6 meses do Inverno na Europa em Agadir ou Tiznit ou Sidi Ifni ou mesmo mais ao sul em Tan Tan ou Dakla. De Agadir a Tan Tan são 350km, de Tan Tan a Layoune são 285km, de Tan Tan a Dakla são 814km, logo de Agadir a Dakla são 1.164km.
11- O que encarece a viagem de ferias em AC a Marrocos não é o gasóleo, campings, alimentação e entradas em monumentos, mas sim o custo dos transferes dos ferrys  desde Tarifa ou Ceuta a Tanger e regresso, só sendo este custo compensado se as ferias forem no mínimo por um mês; quando por mais que um só mês, então tornam-se baratas pois as despesas com campings, alimentação e gasóleo são inferiores á europa e a Portugal; por esta razão nos meses do inverno europeu milhares de autocaravanistas, com relevo para Franceses, passam 3 a 6 meses ao longo do litoral marroquino, desde Agadir a Dakla.
12- Tarfaya, na costa e antes de Laayounne, é a cidade mais próxima das ilhas Canárias, em especial da ilha de Lanzarote e ilha de Fuerteventura, havendo ferries de passageiros para a travessia e passeios.
13- CLIMA: no litoral para sul de Agadir, no período de inverno (Dezº a Abril) os dias são quentes 20-26 graus, mas a partir das 18 horas as noites são frias, tanto nas zonas da costa atlântica como nas zonas do deserto (M´Hamid e Merzouga) pelo que é habitual a partir desta hora não se ver ninguem fora das AC´s. Excepçao unicamente para os que permanecem no litoral mais a sul,  entre Tan Tan até Dakla, onde os dias são bem mais quentes (24 a 28º) e as noites também (12 a 14º) Como exemplos: Tanger é ventoso ao longo de todo o ano, tendo mais frescos os Verões do que as outras regiões mais a sul ou no interior; Fez/Meknés em Janeiro ronda os 10º e em Agosto os 27º; Janeiro em Essaouira ronda os 16º e em Agadir os 20º e em Agosto Essaouira os 23º e Agadir os 28º;  o litoral mais para sul (até Dakla) e na região interior centro (Ouarzazate, Zagora, Erfoud) e interior sul (deserto dunar em M´hamid e Merzouga)os Verões são bem mais quentes (até 45º) e Invernos frios (até 2º); nas montanhas do Alto Atlas entre Marraquexe e Ouarzazate, na zona do monte Toubkal de 4.165m altitude na estação de ski Oukaimeden, alem de muita neve, a temperatura no Inverno pode atingir 15º negativos; nas montanhas do Médio Atlas de 2.200m altitude, regiões de Ifrane e Azrou,  na estancia de ski Mishliffen, neva bastante e a temperatura pode atingir os 8º negativos. Chuvas anuais: pouco no centro e sul; Tanger 1.000mm, Casablanca 400mm, Agadir 300mm e sul/Sahara inferior a 100mm. Floresta de pinheiros e carvalhos nas zonas de montanhas do centro e norte, nos vales das zonas centrais e todo o sul Estepe e Deserto árido, com enorme falta de agua e não apropriado para culturas.
14- A auto estrada existe sómente por toda a região norte existindo um prolongamento até Marraquexe e Agadir; as E.N.´s principais estão no geral em bom estado havendo no entanto alguns dos seus troços muito maus ; são geralmente em mau estado as estradas secundarias incluindo a marginal que faz todo o litoral do País, e em especial a estrada única de Zagora a M´hamid/dunas Chigaga (uma só via com 2 sentidos, sem valetas e com asfalto corroído de 5 e 10cm!!!)…….
As auto estradas são baratas, de Tanger a Agadir são 25 euros, e de Tanger até Marraquexe o custo ainda é menor por ser menor a distancia.
15- há gasolineiras por todo o País, ao longo da costa e nas regiões interiores e ao longo das estradas até ao deserto e mesmo nas cidades do deserto, poucos kms antes de chegar a Merzouga e poucos kms antes de chegar a M´hamid. Por todo Marrocos, o gasoleo custa 83 dirhans (80 centimos de euro) e mais para sul de Tan-Tan, a partir de Ouaa até á fronteira da Mauritania custa só 50 dirhans (1/2 euro).
16- quanto a wifi/internet portatil, em Tanger a loja recomendou a INUI ou  Moroc Telecom, de 2Mb velocidade. Constatamos no final da viagem que no sul e regiões do deserto a INUI não capta bem. Valeu muitas vezes a proximidade de Hoteis e Riads com uma Net razoavel...os campings na maioria ainda não têm internet. Recomendamos a compra do modem/pendrive da Maroc Telecom.
17- As botijas de gaz em Marrocos são diferentes das europeias, e porque um Amigo Autocaravanista me forneceu uma listagem  dos locais de enchimento de gas/GPL nas AC´s e em botijas recarregaveis, e sendo de interesse para outros companheiros  autocaravanistas que utilizem estes sistemas, transcrevo a  informação que ele me deu: -
 -“…sobre o gaz em Marrocos, nunca precisei  pois tenho levado 3 botijas daqui e duas de camping-gaz (para cozinhar cá fora):
-Au Maroc les bouteilles de gaz n'ont pas la norme française, mais il est possible de faire recharger les bouteilles dans les centres de remplissage”: -
Agadir                   Gazafric, ZI, quartier Anza, Agadir
Al Hoceima          Salam Gaz, ZI
Beni Mellal          Primagaz, route de Marrakech, km 7
Er Rachida         Salam Gaz, ZI
Fés                     Salam Gaz, ZI Bensouda
Jorf Lasfar        Primagaz, route d'El Walida, km 13
Larache            Salam Gaz, route principale vers Rabat, km 10
Marrakech        Salam Gaz, route principale vers Agadir, km 22
Mohammedia    Primagaz, route de Marrakech, km 7
Nador                Salam Gaz, ZI
Sidi Kacem       Salam Gaz, ZI, route vers Tanger
Skhirate            Salam Gaz, route principale vers Rabat, km 3
Tétouan            Salam Gaz, route principale vers Tanger
Tiznit                 Gazafric, ZI, route de Tafraoute, km 1



-logistica da viagem:-

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- Na agencia Viajes Baelo Tours do Sr. Hoyos Mora, que se situa na Avenida Constitucion, nº5, TANGER, já na descida directa para a “arcada das muralhas” que é a entrada do porto e embarcadouro no ferry  que faz a travessia do Mediterraneo, adquirimos o bilhete “0pen” de ida e volta com validade por UM ano, que para a AC + 2 pessoas custou 240 euros.
- (Se fizer a travessia por ALGECIRAS, então pode adquirir o bilhete “Open” na agência “Viagens Normandia” do Sr. Gutierrez, Tel. 95667565, saída da autovia EN 381)
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1-   Além do GPS com o mapa de Marrocos, planeamos toda a viagem pelo mapa pormenorizado (2x1m) da “insight guides” de 2012 (www.insightguides.com) e levamos ainda uma listagem de  campingsestacionamentos (alguns vigiados) por todo Marrocos. Além deste mapa que utilizo, pode ser utilizado tambem os mapas da Michelin nº 959, ou o Rough Guide ou ainda o guia da Lonely Planet. -Pode-se ainda  consultar na Net ou pedir por carta a lista de campings do Gabinete Nacional do Turismo de Marrocos (na Embaixada) pois nas delegações de turismo nas cidades marroquinas geralmente não fornecem mapas e só dão indicações quanto á região onde se encontra).
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2-   a caravana carrega no deposito 200l água potavel, 3 botijas de gás Repsol, 1 grelhador a carvão, 2 canas de pesca e apetrechos, 2 garrafões 5l. de água mineral para beber, alimentos em conserva (ervilhas, feijão, grão, atum, etc) e não perecíveis (10kg de bacalhau seco, presunto, arroz, massas, etc) e ainda um pacote de 5l de vinho alentejano para beber á noite ao longo da viagem, 1 garrafa wisky para de quando em quando desentupir as arterias lá no deserto e 2 garrafas de champanhe (natal e passagem ano).
3-   levamos cadernos escolares, lápis, esferográficas azuis e vermelhas, e um montão de drops/bombons, tudo para dar ás crianças das regiões inóspitas e pobres da montanha e dos desertos por onde passarmos. As crianças tambem agradecem ténis, t-shirts, casados de frio, calças, e o mais que de roupa lhe pudermos dar. Até os adultos pedem destes artigos, pois a pobreza impera.
4-   como planeamos fazer toda a descida ao longo da costa  sempre acompanhando o oceano, acabamos por utilizar na maioria a estrada nacional secundaria que faz todo o percurso costeiro por entre vilas piscatorias e orla de cidades famosas, ruas marginais e passeios maritimos, praias de areia e rochas, “corniches” e fortificações, palácios e resorts e zonas de lazer.... normalmente o percurso mais bonito e agradavel dos paises europeus com turismo costeiro e de praia, sendo locais para boas fotos.....mas verificamos que em Marrocos, desde Tanger até El Jadida, esta estrada costeira (secundaria) tem a maioria dos percursos e muitos troços em mau estado!!!
5-   porque já vimos algumas das maiores mesquitas e palacios árabes (em Istambul e cidades da Turquia, em França, em Tanger, em Gibraltar, em Espanha - Cordoba, Granada, Maiorca) iremos unicamente ver a grande Mesquita Hassan II em Casablanca, na costa.

- impressões no final da viagem:
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1-           ao longo do percurso pela costa desde Tanger até El Jadida deu para reparar que ainda há muita falta de habitação e grande degradação nas habitações existentes, muita pobreza e mesmo miseria, favelas interminaveis e muitas delas “escondidas” dentro de muros altos, coladas a medinas e fortalezas, sem esgotos nem água potavel canalizada, com muitas pessoas de baixo nivel social sem escolaridade nem rendimentos, vivendo na sujidade e lixo em barracas de chapa, plastico, madeira......
2-           e vimos muitas praias de rochas e falésias, e outras de areia escura,  muito sujas, com detritos........ nota-se que há muita construção na orla maritima, empreendimentos para europeus e marroquinos em condomínios fechados da classe alta e media alta e, muito proximo dessas zonas de condomínios e de resorts e de palácios vigiados por policias ou soldados, mesmo do outro lado da estrada lá está o casario degradado (parece esburacado por guerra) e favelas, crianças andrajosas…
3-           vimos e fomos abordados por muitos pedintes:  nos estacionamentos na berma das estradas, ou junto ás praias, ou nas ruas das cidades, sempre há alguem que pede dinheiro; nos estacionamentos, mesmo quando livres e não pagos, lá aparecem 2 ou 3 a pedir dinheiro. Mesmo quando aparcado, já escuro, ainda aparecem pessoas a bater na AC para pedir dinheiro, com as desculpas costumeiras ao verem as matriculas estrangeiras.......
4-           e nota-se que a policia é inoperante, está presente nas praças, rotundas e estradas das cidades e nada faz quanto á enormissima poluição e fumo que sai dos escapes de camiões, camionetas, carros, motorizadas, e nada faz quanto aos taxis que levam 7 pessoas (3 á frente e 4 atrás) nem aos carros e motas que continuamente calcam os riscos duplos continuos, e que fazem “surf” e rally por entre as filas de carros, que mudam de mão ou via e dão raspões uns nos outros, que ultrapassam duma para a outra faixa, que criam 4 filas de transito em estradas de 2 vias, nem quanto aos motociclistas sem capacete e levando 3 e 4 pessoas (pais e filhos) ou que em andamento vão a falar ou a discar o telemovel; os carros privados ou táxis  que constantemente calcam o risco continuo, varias vezes mesmo em trajectos curtos, e que invertem a marcha, e não param nas passadeiras, os peões têm de estar alerta e deixar passar os carros para depois atravessarem..... isto tudo na barba da policia!!!!
5-           e os 80km de estrada (com uma única via!!!) de Zagora até M´hamid, com muito transito pois que sendo a principal e única estrada dos residentes e turistas para as povoações e para quem vai ao deserto/dunas de Chigaga,  está em muito mau estado, e as bermas são inexistentes e com alturas de 5 a 10cm!!! Um perigo para os acidentes de transito bem como para os carros, os pneus e as suspensões….


6- País profundamente perturbador, desafiador e, por vezes, assustador, é em simultâneo um País Arabe, Africano e de Terceiro Mundo, um enorme choque cultural para muitos visitantes após o cruzamento da curta distância entre a Europa e África. Há pobreza extrema, alienação, miséria, e também generosidade, beleza, riqueza e ostentação; estradas estreitas e intermináveis, e um sentido de distância e de aventura; kasbahs antigos e aldeias inteiras de casas de barro, em contraste com modernos guetos de bairros de cimento e vivendas de luxo; restaurantes com cozinha francesa e crianças na estrada implorando cadernos, lápis, roupas e doces; muitos milhares de camponeses com jericos e burros e operários pobres de bicicleta e motorizadas, e outros em modernos jeeps e carros de marca; as mulheres andam todas tapadas em função das regras do Islão, mas nas praias quentes do Atlântico e de Agadir andam de biquínis, decotes, calções e saias curtas ….País de grandes contrastes.

-Além do GPS com o mapa de Marrocos, planeamos toda a viagem pelo mapa pormenorizado (2x1m) da “insight guides” de 2012 (www.insightguides.com) e levamos a anotação dos seguintes campings e tambem de parkings por todo Marrocos:


Tanger-                                Camping Miramonte, na Av. Mohamed Sidi
                                               Parking junto á Grande Mesquita e rotunda
                                               (vigiado até 23h da noite, mas seguro p/pernoitar)
Cabo Spartel                       Camping Achakar (junto hotel Mirage)        
                                               Camping Les Grottes D´Hercules
Arzila/Asilah-                      camping Echrigui  e  camping AS-Sada
Larache-                               camping municipal, na vila
Moulay Bousselham-       camping municipal  e
                                              camping Flamants Loisirs
Kenitra-                                camping municipal
Temara Plage-                   Les Sablettes, camping a 8km de RABAT
Mansouria-                        municipal (a 1,5km de Mohammedia)
Mohammedia-                   vários ao longo da praia (ex: “Mimosas”)
Dar Bouza-                          camping, a 8km da CASABLANCA
Sidi Sari-                               camping La Rose de L´Ocean  e
                                                Parking grátis na vila (não vigiado á noite)
Azemmour-                        a 3km de El Jadida, camping nesta cidade
El Jadida-                              Camping International, na Av.Nations Unies,7
                                                (a 1,5km das muralhas/centro e 300m da praia)
Oualidia-                              camping Les Sables D´or, junto á praia  e
                                                Parking dia/noite vigiado, centro cidade e praia
Essaouira-                            Parking  junto  Medina e porto
                                                e  Camping International Sidi Magdoul
Marraquexe-                      camping Relais de Marraquexe
                                                (no Douar Daoudiat, a 8km centro)
                                                Camping Ferdaous (a 8km centro)
                                                Parking dia/noite vigiado, Mesquita Koutoubia
Taghazoute-                                  camping novo, na praia (15km a norte de Agadir)
Agadir-                                  camping municipal, a 500m da praia e cidade
                                                E Camping Atlantic Parc
Tiznit-                                    municipal  (na entrada da Medina)
Aglou plage-                       camping municipal, junto á praia
Mirleft-                                  Residence Camping des Nomades
                                                (na praia, junto ao hotel Ksar)
Sidi Ifni-                                camping El Barco, junto á praia
                                              Camping Sidi Ifni, junto á praia
                                               Camping Mar Y Sol, junto á praia
Tan-Tan plage/El Ouatia- Parking dia/noite vigiado (magníficos nascer e   
                                                pôr de sol, e com vista para as Ilhas Canarias)       
Daoura-                                camping Le Roi Bedouine (a 4km)
Dakla (1.200Km de Tiznit)    camping Moussafir e
                                                Parking livre junto á lagoa
Taroudant-                          Parking junto á esquadra da Policia  e
                                                Parking dia/noite vigiado junto Hotel Salam
                                                Camping Le Jardin de la Koudya
Taliouine-                             camping Auberge Souktana  (no centro)
                                                Camping Auberge Toubkal
Tata-                                      camping municipal, no centro
Azrou-                                   camping Amanith (4km do centro, rota Ifrane)
Ifrane-                                   municipal, na rota para Meknés
Sefrou-                                  municipal, na cidade
Moulay Idriss-                     camping Belle Vue (a 14km de Meknés)                        
Meknés-                                camping municipal Agdal
Féz-                                        Camping International (a 5km, rota Sefrou)
Chefchouen-                        municipal, junto hotel Asna
Tetouan-                               3, camping Oued Laou, na cidade e
                                                Camping Al-Boustane (na corniche de Martil)
                                                Camping Chbal (rota Martil, cabo negro)
Ceuta-                                    municipal, na cidade
Ait Benhaddou-                  La Tissa (na aldeia)
Ouarzazate-                                   camping municipal,  na cidade
Tineghir-                               camping Ourti (á entrada cidade)
Vales de Dades-                 vários campings e Riads ao longo do trajecto
Gorges do Todra-               3, camping do lago “Garden of Eden”  e
                                                camping “Le Soleil” e camping “Atlas”
Goulmina-                            camping municipal
Er Rachidia-                          camping no manancial azul de Meski (17km cidade)
Erfoud-                                  camping municipal (no centro)
Rissani-                                Camping na Route 13-Es Sifa (N 31º 22´45” W 4º16´23”)
Merzouga-                           Camping Auberge Africa   (na base das dunas)
                                                                        GPS:  N 31º 05´41”  W 4º 00´16”
                                             Camping Les Pyramides   (na base das dunas)
                                                         GPS: N 31º 5´13” W 4º 00´27”
                                               Camping La Kaima (na base das dunas)
                                             camping Hotel Kasbah Le Touareg (na vila)
                                                Camping La Baraka
                                                Khamliahouse – Bed & Breakfast
                                                camping Auberge Ocean Restaurant des Dunes
Tazzarine-                            camping Amasttou  (no palmeiral)
Zagora-                              Camping “Prends TonTemps (a 300m do centro)
                                                       GPS:  N 30º 20´265”  W 05º 49´930” -  www.prendstontemps.com
                                              Camping no Hotel Asma (a 3km da cidade)
                                                Camping Oasis Palmier (a 3km da cidade)
                                               Camping Les Palmerais (a 3km da cidade)
                                             Camping Les Jardins de Zagora (3km cidade)
Oulad Driss                         Camping Carrefour des Caravanes , no centro
M´Hamid-                          Camping La Boussole du Sahara – la porte du desert
                                                         GPS:  N 29º 49´42”   W 5º 43´57”  -  Facebook:  Khalifa La Boussole
Agdz-                                     camping Palmeiral
Trafaut-                                 camping Trois Palmiers e
                                                camping Tazka (na estrada de Tiznit)
Ounara-                                camping Des Oliviers
                                                (a 24km de Essaouira, rota Marraquexe)
Ouzoud Cascades-              camping La Riviere
Safrou-                                  camping municipal
Settat/Sidi Rahal praia-     camping Hawai
Taza-                                       camping Zeitoun



RELATO DA VIAGEM:


- Fomos descendo até ao sul de Espanha, chegamos a Tarifa onde PERNOITAMOS numa transversal na área residencial, e donde já se avistam as montanhas do Atlas marroquino, a que chamam montanhas do RIF, e que dista 14 km de Tanger; esta travessia da Europa para Africa no ferry demora 40 minutos.
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- Na agencia “Viajes Baelo Tours” do Sr. Hoyos Mora, que se situa na Avenida Constitucion, nº5, TANGER, já na descida directa para a “arcada das muralhas” que é a entrada do porto e embarcadouro no ferry  que faz a travessia do Mediterraneo, adquirimos o bilhete “0pen” de ida e volta com validade por UM ano, que para a AC + 2 pessoas custou 240 euros.
- (Se fizer a travessia por ALGECIRAS, então pode adquirir o bilhete “Open” na agência “Viagens Normandia” do Sr. Gutierrez, Tel. 95667565, saída da autovia EN 381)




-Chegados ao porto de Tanger (cidade que já conhecemos de visita anterior, as mesquitas, palacio, souk, medina, casa das carpetes, panoramicas em geral) cidade imperial, de fronteira entre Europa e Africa, ocupada pelo portugueses no sec XV e ocupada pelo portugueses no sec XVI, com varios locais a visitar como o souk/mercado, palacios, mesquita, gran zoco, jardins da Mendoubia, Museu Forbes no antigo palácio Mendoub, Medina, Teatro de Cervantes e suas fachadas, passeio marítimo, a praia, o cabo Espartel e gruta de hercules, entre outros.

-Cidade musa de artistas, escritores e pintores, como Henri Matisse, Delacroix, Pierre Loti, Benjamin Constant, Tennesse Williams, Samuel Beckett, Paul Bowles, Ginsberg, Burroughs, Kerouac……

-Abastecemos de gasoleo, atestando o deposito da AC e um jarrican suplementar de 20l, bem como de gasolina o deposito da mini-moto mais um jarrican suplementar de 10l, compramos pão e frutas, e aparcamos para PERNOITAR no parque de estacionamento ao lado da Mesquita Maior junto á rotunda central, donde no dia seguinte partimos para o verdadeiro Inicio da viagem.








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3 comentários:

  1. "Olá! Adorei o seu blog e vou partilhar com meus amigos e clientes. Super interessante, super focado e uma visão diferentes sobre viagens.
    Como sei que gosta muito de viagens e ajudar gostaria de aproveitar para o convidar a conhecer o site do meu projecto em Marrocos (http://www.viagens-em-marrocos.com) e quem sabe ainda viajamos juntos.
    Obrigado.
    Omar"

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  2. Gostei da quantidade e da qualidade da informação. Foi útil para mim que um dia gostaria de passar por lá umas férias, mas só em parques de campismo porque tenho uma caravana e não uma auto caravana. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

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Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)