quinta-feira, 18 de abril de 2013

Midelt e Azrou



Cidade muito bonita no meio das montanhas, vendo-se a SE o Anti-Atlas seco e desértico e a NW o Alto-Atlas coberto de neve.
NOTA: chegados já de noite, PERNOITAMOS no parking da bomba de gasolina aberta 24 horas, onde os locais jogam cartas e vêm tv no café/snack bar/restaurante, com wc para cada sexo, jardim infantil, WiFi livre. GPS: N 32º 40´51” W 4º 43´10”-

Azrou
Cidade de montanha e estancia de neve e próxima do Vale dos Cedros onde pode avistar e interagir com os “macacos da barbária” no seu estado selvagem e habitat natural na floresta de cedros do Medio Atlas (aos macacos só é permitido dar bananas ou amendoins ou biscoitos) O melhor local para ver os macacos é perto do centenário Cedro de Goudard.

NOTA: grande parking no centro da cidade, onde PERNOITAMOS.



Er Rachidia

Cidade grande e de passagem obrigatória sendo o ponto de encontro da estrada vinda do norte (Midelt) e do oeste (Todra) e do sul (Erfoud) no meio de “deserto” de montanha (planícies secas e de pedras) cercado de vales com rio ZIZ entre as vertentes das montanhas altíssimas. Desde uns Kms após Erfoud percorremos todo o VALE DO ZIZ até chegar a esta cidade, paisagens imperdíveis, grandiosos e extensos palmeirais por vários pequenos rios das montanhas neste vale confluírem e criarem um “verdadeiro” rio com bom caudal e permanente todo ano, permitindo, como o Nilo no Egipto, que se cultivem muitas qualidades de legumes, cenouras, batata, especiarias, tomate, couves, etc, e a criação de rebanhos e de abelhas para produzir mel. Uma das regiões mais agrícolas de Marrocos.

MESKI- a 22km de Er Rachidia e antes da grande travessia das montanhas do Atlas por 90km até Midelt, visitamos parque natural do “Manantial Bleu de Meski” por 5 dir cada pessoa. Fotos da gruta da famosa nascente e do lago (com peixes) coberto pelo palmeiral. 

NOTA: parte deste parque natural, com o lago e o palmeiral, é um camping de tendas e AC´s.


Merzouga e deserto (dunas do Erg Chebbi)

 Aldeia típica mesmo na orla e entrada do deserto, esta linda parte do Saara de Marrocos é lugar ideal para uns dias de ferias explorando o deserto com passeios a pé pelas dunas, passeios de camelo, em 4x4 ou “quad” e de preferência ao nascer ou ao pôr do sol magníficos, com as cambiantes de coloração das areias, podendo contactar e conhecer famílias nómadas, e os “homens azuis”, desfrutando de um dos melhores destinos de férias em Marrocos. As dunas cor-de-laranja chegam a 250m de altura e movem-se consoante o vento vindo do deserto (como igualmente acontece com as enormes dunas de Chigaga, em M´Hamid). 

NOTA: 2 campings na base das dunas, em terreno de areia compactado, com fornecimento de electricidade, WiFi, água potável, wc´s e douches quentes: Camping Auberge Africa: GPS: N 31º 05´41” W 4º 00´16”, na estrada N13 Et Taous, onde o gerente forneceu WiFi; AC+2pessoas+electricidade+agua=50 dirhan Neste camping em plena areia e frente ás dunas com a maior das dunas de 250m altura, PERNOITAMOS 3 dias, e com a moto percorremos as trilhas e visitamos as aldeias próximas Camping Les Pyramides: GPS: N 31º 05´13” W 4º 00´27”, tem WiFi AC+2pessoas+electricidade+água=60 dirhans AMBOS organizam tours em camelos, 4x4 ou quad, e têm bivouacs nas dunas para quem quiser passar lá a noite com refeição incluída. Retorno por Erfoud e VALE do ZIZ até Er Rachidia.


Erfoud


Chegada já de noite á cidade, e próximo do Hotel Salam, no inicio da cidade, PERNOITAMOS no estacionamento. Proximo começa o esplendoroso VALE DO ZIZ.

Rissani e palmeiral de Tizimi-
Camping na N13-Es Sifa; GPS: N 31º22´45” W 4º16´23”
Para compras, recomendo a loja “Marché de la Caravane” que é uma cooperativa de vendedores e aqui são preços justos, bem razoáveis se comparados com outros que antes desta, e mesmo nesta, cidade conhecemos, sendo um grande armazem com tapetes, diversas bijuterias de metal com trabalho artesanal, cobres, punhais, artigos de pedra e fosseis, lenços, etc
“Marché de la Caravane” nº 19 no Souk El Rissani.

Fotos de M´hamide até Midelt



M´hamid

Tagounite
A 39km de Mhamid, vila com bombas de gasoleo antes do deserto e das dunas.

Oulad Driss e M´hamid 

(dunas de Chigaga)


A 250km de Ouarzazate, estas aldeias típicas mesmo na orla e na entrada para o deserto com destino ás dunas de Chigaga, esta zona muito bonita do Saara Marroquino é um lugar ideal para uns dias de ferias explorando o deserto com passeios a pé pelas dunas, passeios de camelo, em 4x4 ou “quad” e de preferência ao nascer ou ao pôr do sol magníficos, com as mudanças das cores das areias, de creme a laranja, onde pode dormir em tendas berberes em plenas dunas e contactar e conhecer famílias nómadas dos “homens azuis”, desfrutando assim dum dos melhores destinos de férias em Marrocos. As dunas vão dos 70m a 300m de altura e deslocam-se com os ventos vindos do interior do deserto da Argelia (como igualmente acontece com as dunas de Erg Chebi, em Merzouga)-


Em Oulad Driss há dois Riads com espaço de camping, um denominado “Chez Pachá” e outro “Camping-Auberge Carrefour des Caravanes” este com com WiFi- 
A aldeia M´hamid no fim da estrada e inicio do deserto, povoação de berberes e dos “homens azuis”, é o destino para as grandes dunas de Erg El Yehudi, e lá mais longe entrando 60km pelo deserto as dunas de Chigaga, percurso feito no lombo de camelo ou em 4x4, onde nos sentimos como chegando ao fim do mundo. Lá na base e por entre as dunas estão as tendas berberes onde se pode refrescar, jantar típico e pernoitar- 

Em M´hamid, a última aldeia antes de entrar no deserto, só existe um único camping (tudo o resto são Riads, com espaço de parking) já em plena areia do deserto, após o final da estrada: “La Boussole du Sahara – la porte du desert” com WiFi, wc, água, electricidade, e refeições típicas; este camping efectua o “tour das dunas de Chigaga” em jeep com o Sr. Abdul ou o Mustafá, percorrendo uma pista (deserto de montanha) na ida e outra no regresso (deserto de areia e dunas, ao longo do rio Draa); organizam também outro tour com ida num dia ás 15h por uma pista, apreciar o pôr do sol, jantar com musica ao vivo e dormir na base das dunas em tendas berberes (colchões e cabertores) e no dia seguinte ver o nascer do sol, tomar o pequeno almoço e regressar pela outra pista. Escolhendo qualquer uma das opções, o preço é de 400 dirhans por pessoa (40 euros) no tour de um dia-

RECOMENDO, o preço dos tours que este camping pratica são menores que os mesmos tours efectuados pelos Riads próximos-

Camping “La Boussole do Sahara” onde PERNOITAMOS-

(2 pessoas+AC+elect=50 dir, e o modem de WiFi 24h=10 dir)-

GPS: N 29º 49´42” e W 5º 43´57” (Route N9 M´hamid)-

Facebook: Khalifa La Boussole-

RECOMENDO. 



Regresso a Ouarzazate passando por Agdz onde PERNOITAMOS com destino a Skoura
Vila Oásis  ao bordo da estrada, inicio do Vale do Dadés.

.El Kelaa M´gouna
(La ville des Roses)-

.Aldeia típica do Vale do Dadés onde cultivam rosas, parte destilam localmente e fabricam “água de rosas” que vendem aos turistas e no mercado interno, e a grande maioria é exportada para a Europa, cujo maior mercado é o Francês para fabrico de perfumes.
NOTA: para compras de justo valor e preços mais baixos que ao redor, recomendo a loja do Sr. Brahim “Boutique Berbere” com os produtos da região das rosas: perfumes e água de rosas, sabonetes, cremes, óleo de argan, artesanato de pedras e fosseis, bijuteria diversa, lenços, objectos de barro, etc., na praça que fica no alto da vila, nos enormes rochedos que dominam toda a paisagem, sendo a 1ª loja vindos de Skoura, ou a última –na base do rochedo- vindos de Boumane Dadés.

.Boumaine Dadés-

.Aldeia típica no Inicio do acesso ao Vale do Dadés cujas escarpas das montanhas chegam a atingir 100m de altura, com o rio Dades a correr ao longo dos vales todos verdejantes  com agricultura intensiva. Por esta razão não se vêm rebanhos, para que não comam as sementeiras ou as plantações antes da colheita; os animais são alimentados nos currais onde passam a vida.
NOTA: percorremos vários vales até ao Auberge Dades nas Gorges Sidi Boubker, 14km após Boumalne Dadés, onde PERNOITAMOS no estacionamento. Na manhã seguinte percorremos mais 10km, e regressamos á estrada principal na cidade, donde partimos para o Todra. Existem vários Riads/campings ao longo dos Vales, e lá no km 24 até onde fomos, existem o Riad/camping “La Famille Berbere” bem como o que recomendamos, por mais espectacular e com panorâmica de 360º, o “Hotel/Camping DIDIS” que fica no alto dum morro em Ait Youl, GPS: N 31º 25´16” e W 6º 00´36”-


.Tineghir-

.Aldeia típica no inicio dos Desfiladeiros do Todra, cujas escarpas chegam a atingir os 250 de altura, e cuja estrada é lastimável em função do turismo que tem e pretende aumentar. Basta percorrer cerca de 15km desde a cidade e ao longo do rio Todra, para que todo o panorama deveras impressionante seja visto e fotografado, mas poderemos prosseguir mais km e continuar as vistas impressionantes, agora do cimo da montanha. Regresso á cidade e á estrada principal para seguir viagem até Erfoud.
NOTA: existem vários campings e riads/camping ao longo de todo o trajecto e portanto desnecessário estar a indicar, são tantos no inicio, meio e final dos Desfiladeiros do Todra.

.Desvio em Asrir / Tinejdad, com destino de novo ao sul, ao deserto Sahara ERG CHEBBI em Mergouza-

Zagora

Cidade no Vale do Draa  
Cidade a 150km de Ouarzazate e a 94km de Mhamid, onde é possível abastecer de gasóleo, cambiar dinheiro, comprar agua e provisões para a viagem até M´hamid e ao deserto. 

Á noite, o passear pela rua central da cidade é RECOMENDADO, pois tudo está iluminado e todas os naturais e residentes têm por hábito sair de casa e virem deambular e conversar nos bancos do jardim. Muitas lojas de artesanato ao longo da rua principal; a Mesquita toda branca grande e extremamente trabalhada no seu interior, imperdível de ver.
Aos caravanistas: 
na cidade, a 300m do centro fica o “Camping-Auberge Prends Ton Temps” que além de ser camping é um Riad do Sr. Belaid com bungalows, restaurante e sala de repouso com musica ao vivo, e WiFi, site www.prendstontemps.com e com as coordenadas N 30º 20´265” W 5º 49´930” Recomendo. 

(Preço 2 pessoas+AC+electricidade+água=60 dirans) PERNOITAMOS

Além deste, existem outros, como o camping municipal, e o Hotel Asma com espaço de camping, e o camping Les Jardins de Zagora, etc., todos a 3 km da cidade. 


Fotografias do caminho percorrido de Ouarzazate até Zagora

Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)