domingo, 7 de abril de 2013

El Jadida


-Conhecida como Mazagão no tempo dos portugueses, e que ainda a apelidam de “Cité Portugaise”, como se pode ver em letreiros indicativos, com o nome das ruas no interior das muralhas, nas portas das muralhas, a Igreja, a “Cisterna Portuguesa”. A cisterna manuelina da fortaleza de El Jadida é um dos lugares mais místicos de Marrocos. Apesar de ter sido construída durante a época portuguesa no século XVI e XVII, esta cisterna só foi descoberta em meados do século XX. A cidade de Mazagão, seu nome em português ou El Jadida, o seu nome em Árabe pertence ao programa de Património Mundial da UNESCO desde 2004.
Esta cidade foi um forte bastião de quando os portugas a fundaram e por cá andaram a confraternizar com estes povos, a par das outras cidades-capitanias “colonizadas” em redor como Arzila, Larache, Safi, Essouira, Agadir, Tanger e Fez, em que tudo terminou e foram expulsos com a ocorrência de Ksar-el-Kebir (Alcacer Quibir) na derrota e morte dos soldados e rei D. Sebastião nesta batalha decisiva. Visita obrigatoria, lembra parte do passado alem mar dos Portugueses em Africa, e aqui estão a recordá-lo as grossas e longas muralhas da fortaleza com os canhões, os brasões reais nas fachadas, tudo ainda bem conservado e considerado Patrimonio da Humanidade  decretado pela Unesco em 2004. Depois há sempre para visitar a medina, o mercado, as ruelas, o longo passeio maritimo para norte das muralhas.
-Aos autocaravanistas em especial:
“Camping Caravaning International d´El Jadida” muito sombreado, com restaurante, sala de convivio e de jogos, mini mercado com pao fresco diario, que fica a 300m da praia/passeio maritimo, e 900m das muralhas e fortaleza. Três noites aqui PERNOITAMOS para visitar a cidade, abastecer de água o deposito 200l da AC, despejar sanita quimica, comprar alimentos.

E para quem quer comprar souvenirs, visitar a loja do amigo Mouhssine El Maaloumy Twarage bazar the city portugaise que fica em frente a entrada da "Cisterna Portuguêsa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)