segunda-feira, 15 de abril de 2013

Taliouine e Ait Benhaddou

Taliouine
Cidade conhecida por ser a “capital” da região do Açafrão, conhecido como o “L´or rouge” pois é só nesta região de Marrocos que se cultiva e se dá esta planta, cujas flores purpuras são colhidas em Outubro e Novembro, e são trituradas em pó, especiaria esta tão cara como o ouro, na maioria para exportação para USA e Europa.
PERNOITAMOS na estrada principal com muito estacionamento no centro da cidade.



Ait Benhaddou
Aldeia a 18km de Ouarzazate, muito bem conservada. O Ksar fortificado de Ait Benhaddou é uma fantástica cidade fortificada construída em argila, localizada num vale deslumbrante. O Ksar de Ait Benhaddou aparecer em vários filmes de Hollywood como Lawrence da Arábia, A Jóia do Nilo, O Céu Que Nos Protege, Kundun, A Múmia, Gladiador, Alexandre e muito mais. Ait Benhaddou foi inscrito como Património Mundial da UNESCO em 1987. 
Este ksar fortificado parecendo um castelo, de cor vermelho e ocre é uma cidade toda construída em degraus e em adobe (argamassa á moda dos egipcios: casas de r/c feitas de barro misturado com palha e canas de bambu, que seco e cozido ao sol escaldante dá resistência aos tectos e ás paredes; quando sobre vigas de madeira colocam o chão de barro com palha e bambus criam as casas de um ou mais andares) localizada num vale deslumbrante, cujo oued ou rio se enche de agua caudalosa no período do degelo, e quase secando no resto do ano. Continuam muitas das casas habitadas, e outras são usadas como lojas de comercio e artesanato ou atelieres de pintores e escultores. As ruelas são um mercado permanente de tapeçarias, bijouterias, roupas, artigos de couro, etc Definitivamente um lugar que não se pode perder ao visitar o sul de Marrocos. 


NOTA: camping La Tissa, no centro da aldeia, mas muitos locais de estacionamento para pernoita, ao lado dos hotéis.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)