quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Costa Amalfitana

COSTA  AMALFITANA:






Toda a paisagem maritima é o importante que nos trouxe até cá, sem duvida. Casas a palacios alcantilados nas escarpas ingremes sem medo de quedas.....
Região de montanhas altas que chegam ao mar, com escarpas  elevadissimas, ravinas  e vales entre elas que obrigaram a vários túneis longos e a altas pontes para “unir” toda a região e cidadezinha costeiras, voltadas essencialmente para o turismo.
As localidades mais invulgares são Positano/Praiano e Amalfi por serem em  escarpas montanhosas ingremes  onde se alojam as casas, restaurantes e até hoteis.
E a estrada unica que serpenteia ao longo de toda a encosta de cerca de 40kms em varios troços fica a 500m do nivel do mar, o que a torna fascinante e tão famosa....
Desde Sorrento até Salerno, a estrada é de 2 sentidos e estreita, contornando toda a encosta e acompanhando o relevo do terreno, com subidas e descidas ingremes. 
Os “cenarios naturais/ vistas” são imperdiveis e fabulosos, tão invulgares em si mesmos e pela sua “quantidade e sequência” que as fotos viram todas postais ilustrados.
O percurso é invulgar e muito belo, e tem de ser desde Sorrento até Salerno para ser completo.

Aos AC´s:
Ao longo da estrada de toda a costa amalfitana aparecem alguns espaços criados para miradouros e paragem de carros e não AC´s, por isso em todo o percurso de Sorrento a Salerno não há AS nas proximidades nem espaços para AC´s pernoitarem, tãopouco  nos parques das cidades pois o espaço é pouco mesmo para carros, e está “tomado” pelos hoteis e restaurantes, e o estacionamento de ACs não é permitido.  Até para tirar algumas fotos os ACs têm muitas dificuldades em parar e estacionar......
Por isto, a viagem tem de ser continua, com as paragens possiveis que apareçam (os poucos miradouros estão ocupados por carros) para as fotos inesqueciveis e para recordar, desde um extremo ao outro.
Outra solução: em Sorrento alugar um carro pequeno para fazer toda a costa até Salerno e regresso a Sorrento. Assim pode-se parar facil nas cidades e nos miradouros ao longo de toda a estrada e aproveitar a serio esta viagem!!!!
0u para quem, como nos, pretendiamos seguir viagem para Taranto, Lecce, etc, então fazer de AC toda a estrada desde Sorrento a Salerno com as paragens possiveis, e no dia seguinte em Salerno alugar carro pequeno para fazer com calma e facilidade a viagem de regresso a Positano e desde esta cidade seguir de novo até Salerno......assim se aproveita plenamente a viagem e o facto de se estar nesta região.
Concluindo, parques para estacionar ou AS/Campings onde pernoitar ou deixar a AC para fazer a viagem em carro alugado por toda a costa, só na região de Sorrento ou já na região de Salerno.

Camping Villagio Santa Fortunata 
Vila Capo, 39/A  - SORRENTO   (junto ao mar e a 10km de Positano/Praiano  e 22km de Amalfi/ Maiori)
GPS  N 40º37´38´´ E 14º21´26´´

OASI VERDE – camping rural a 12 euros/24h
Via Mortora Libori, 156 - SORRENTO
(a 2Km de Sorrento e 8km de Positano/Praiano e 20km de Amalfi/Maiori
GPS:   N 40.6276    E  14.41202

camping NETUNO   (junto mar e a 8km de Positano/Praiano e 20km de Amalfi/Maiori)
Via A. Vespucci, 39  -  MASSA LUBRENSE
GPS:  N 40º34´60´´    E 14º21´11´´
   


SORRENTO - iniciamos de manhã a viagem  e fomos fazendo paragens sempre que pudiamos para fotos e almoçar e era já noite quando cheguamos a Salerno,  para evitar confusões entrei de novo na via rapida (AE) tendo pernoitado na estação serviço da AGIP a 5km da cidade.              
INCIDENTE:                  
Iniciada a viagem em Sorrento, passados uns 4kms já na estrada de montanha na vila de Coli Fontanelle na estrada SS 145, com policia e bombeiros atarefados, estava interrompida por um grande fogo (que durou toda a noite e parte da manhã seguinte) pelo que tivemos de pernoitar por aí, num grande largo de estacionamento dum condominio e proximo dum hotel, na Via Nastro Azzurro.
GPS:  N-40º 37.098´  E-14º 25.333´

















     











Sem comentários:

Enviar um comentário

Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)