segunda-feira, 23 de maio de 2011

FRANÇA -6º, 7º e 8º dia

Continuando nossa viagem pela região dos Midi-Pyrénees "Les Plus Beaux Villages de France/ As mais belas vilas e aldeias de França" ( iniciando pelo Vale do rio Lot e depois pelo vale do rio Dordogne, parando nas vilas de Cahors seguindo por Sant Cirq- La Popie e Pech Merle e por Figeac e a aldeia de Saut de La Mounine, Gramat e depois Rocamadour - local de depinhadeiros e de peregrinações, semelhante a San Tiago de Compostela em Espanha - e por fim Souillac, início do Valle do Dordogne Lotoiese passando pela aldeia de Miers, Loubressca, Sant Cere e até Sousceyrac).
Toda esta VISÃO com desfiladeiros, picos, gargantas profundas cavadas pelo rio, casas e igrejas medievais alcantiladas sobre escarpas rochosas íngrimes, vai demorar-nos uns dias, mas vai deixar-nos os olhos e a mente inebriados de tanto deslumbramento, e o coração sedado de tanta calma e harmonia.
Cremos que irá ser imperdível e inesquecível esta estada e deambulação por paisagens naturais tão sumptuosas, e o casario rustico e tão simples.
Por isso dizem ser uma das regiões de beleza natural mais bonita de França.


Saída de Toulouse pela manhã, viagem via Moutauban, paragem para despejar águas da autocaravana, atestar de gasoleo (tanque a 1/3 do fim) a 1,29 euros/litro (mesmo em França os preços continuam inferiores a Portugal) e abastecer de alimentos e frutas no supermercado e mesmo ao lado deste comprar umas sandalias de tiras para cada um de nós, pois está Verão, os pés suam mesmo nos sapatos de pele (moucassins)
Chegados a Cahors, estacionamos a autocaravana em frente a Torre Jean XXII, de baixo de arvoredo próximo a fonte de água e sanitários.
A cidade de Cahors é uma "ilha" cercada pelo rio Lot com a parte nova e antiga, pois nos tempos antigos era como uma grande fortaleza, dado que a " outra parte" continental é de pequena dimensão e a ligação entre ambas é feita por diversas pontes entre as quais a ponte Valentré que é uma verdadeira fortificação militar com 2 torres para habitar e defesa da cidade. Andamos sempre a pé e com as bicicletas passando pelas estreitas ruas de Cahors conhecemos a cidade em 3 dias, o que também pode ser feita em 2 dias, mas resolvemos ficar um pouco mais para apreciarmos a beleza da cidade medieval e de casario muito tipico e pitoresco, rodeada pelo rio.
Esta cidade tem muitos espaços ao longo do rio para acampar uns dias ou só pernoitar para visitas,andar no cruzeiro, apreciar a natureza tão verdejante, para pescar (é livre) para compras e para abastecimento de água e despejar o wc, pois há tambem varios parques de estacionamento abertos e gratis com casas de banho publicas onde se pode fazer despejos.
Nós ficamos estes dias num parque de estacionamento ao cimo da cidade de Cahors, já na saida para St Cirq Lapopie/Figeac, coberto de arvoredo e com um miradoiro que domina grande parte do rio Lot, os ancoradouros, os pescadores (tambem tenho cana e anzois mas é só para passar o tempo...) e da cidade na outa banda, tem wc para invalidos (despeja da sanita) e uma fonte tipica de água (tomamos banhos, gastamos no que precisamos e enchi os 200 litros da AC para seguir viagem para a região de St Cirq Lapoupie, em plena natureza e Vale do Lot até Figeac e depois Rocamadour, vai ser uma "perdição" de tanta natureza verde, espelho de agua e desfiladeiros, e casas "penduradas" no topo ingreme das rochas sobre o rio.........zona a VISITAR nesta vida!!!!!
E aproveitamos a andar 3 Km no sentido de Brive, para abastecimento de compras e depois paramos para fazer o almoço e utilizar a NET gratis, no estacionamento do MacDonalds, ver os emails, actualizar este BLOG da viagem e aventura europeia em comemoração da reforma que já chegou há 23 dias e fazer uns telefonemas....
Vamos seguir agora viagem, com ar condicionado ligado, está Verão com 27 graus!!!

NOTA DEDICADA AOS AUTOCARAVANISTAS:
Temos mapas dos Paises a visitar e de varias cidades e capitais, mas tambem trazemos o GPS tomtom (com 42 paises da Europa e actualizadas todas as estradas) e nos Postos de Turismo Regionais pedimos mapas de pormenor e dos locais que merecem ser visitados ou que justifiquem "acampar" uns dias, e tambem trazemos os "sites da net" numa "pen drive" com as áreas de serviço para AC e tb os parques de campismo, para ficarmos em casos urgentes de abastecimento de água e vazar a sanita e aguas sujas. No geral, pernoitamos uma noite/um dia em cada cinco, para este efeito, tem sido suficiente.

No meu caso, a AC é pequena e por isso posso estacionar em todas as cidades, geralmente no centro ou muito proximo, podendo ir apé, de metro ou bicicleta a todos os locais e monumentos interessantes (Rigel 5,60 de Andrade em Ovar)
Como temos o porta bicicletas, ela passa para 6,00m mas sempre que o espaço é mais reduzido, retiro as bicicletas – que acorrento a um poste ao lado, ou banco jardim ou á argola de engate da AC, e subo o suporte, encostando-o á AC e voilá, tem agora somente 5,70m!!!! – além de ser TODA em polyester conhecido por fibra de vidro, reduzindo (levo 1m2 de manta de fibra e resina/endurecedor para um conserto urgente e na hora) o tempo e os gastos de qualquer conserto com polyester numa oficina de chapeiro ou pintura por todo o mundo pois estes profissionais trabalham com o produto, e assim prosseguimos viagem, sem dores de cabeça nem grandes gastos e perdas de tempo!!!!!
No entanto, deixo a indicação de um site que podem em casa ou em viagem consultar, e que dá acesso não só a França mas a outros Paises Europeus, com áreas de serviço para AC´s e que é: www.i-campingcar.fr/aires/accueil
Deixo ainda a informação para quem visitar estas zonas por onde vamos viajar que as áreas serviço para AC são:
St Cirq Lapopie – por traz da camping Lapopie
Figeac – Boulevard Colonel Teuillé – Place do Foirail
Gramat (Rocamadour a 10Km) – centro da vila, junto aos bombeiros
Souillac – Place do Baillot – camping
Blois –R. Jean Moulin, junto á gare
Limoges (fica em Nexon, a 25Km) – frente ao camping
Chartres (a 20km) – Courville sur Eure – camping
Orleans (fica em Checy, a 11Km, mas junto ao Loire) – base de loisirs/merendas junto ao . camping Les Pâtures
Tours (fica em Voudray a 10 Km) – mesmo ao lado do camping
Paris – Bois de Boulogne, pulmão verde da cidade e junto ao rio Sena e do metro
Haverá mais opções, mas pelo menos estas “desenracam” quem precisar.

Arlindo e Luciana












Cahors- França

2 comentários:

  1. Tito, que paisagens bonitas, que fotos fantásticas. Muito bom acomapnhar tua viagem, melhor ainda ler o roteiro e as descrições.
    Continue com a ÓTIMA viagem, vou seguir acompanhando.

    ResponderEliminar
  2. Fantásticas mesmo Rafael as fotos, ne?? Poxa cada lugar mais bonito que o outro... O bom é que parece que tb estamos nesse percurso, por que lendo e vendo essas paisagens, imaginamos estar ai tb, rsrsrsr
    Que bom ne!! kkkkkkkkk

    Beijim Tito & Arlindo

    ResponderEliminar

Autocaravanas...não importa se é de pobre...

Autocaravanas...não importa se é de pobre...
a criatividade é mais importante:)